O que você faz quando tem queda nas vendas

Muitas empresas fariam o primeiro corte no marketing.

Inclusive já acompanhei muitas pessoas falando que não, não se deve tirar o investimento em marketing nunca!

Onde já se viu cortar investimento em marketing se é o marketing que deve gerar as vendas.

Eu digo que sim! Deve cortar sim investimento em marketing.

Mas deixa eu te explicar porquê.

Se sua empresa não está gerando a quantidade de contatos necessários para bater a meta do mês, o problema pode sim estar nas estratégias de marketing adotadas.

Quando eu falo em cortar investimento em marketing não estou falando em cancelar seu contrato com sua agência, mas sim em investir melhor.

Investir onde dá certo e principalmente onde dá retorno.

Algumas perguntas que você pode fazer na hora que sua empresa parar de vender:

  • Quais ações de marketing estão gerando mais retorno?
    • Avalie suas estratégias uma a uma e considere migrar investimento de uma para outra. Nem sempre uma mesma estratégia vai te dar o retorno esperado sempre, então avalie e ajuste seus investimentos.

  • Qual meu ROAS atual e qual era quando eu estava batendo as metas?
    • Para calcular o ROAS das suas estratégias é bem simples, você deve pegar seu investimento em mídia e dividir pelo seu faturamento direto daquela estratégia. Por exemplo, se você tem um funil de vendas e investe R$ 10.000,00 por mês em mídia neste funil e gera um faturamento de R$ 100.000,00 seu ROAS é 10. Compare seu ROAS atual com o mês que você estava batendo suas metas.

  • Tenho mais ou menos leads de quando estava batendo a meta?
    • Saber quantos leads você tem atualmente e quantos precisa gerar para bater sua meta de vendas é importantíssimo. Assim como fazer a comparação entre períodos: mês a mês, semana a semana e ano a ano. Essas comparações vão te dar clareza do que está acontecendo com suas campanhas e gerar segurança para a equipe comercial.

  • Meu custo por lead aumentou?
    • O CPL é uma das métricas mais importantes, é com ela que sua agência ou time de marketing vai entender quais campanhas e anúncios estão performando melhor. Faça a comparação de como estava seu CPL antes de caírem suas vendas e agora. Se o CPL estiver maior, o problema pode estar nos anúncios.

  • Minha equipe comercial está com os mesmos indicadores?
    • Entender os indicadores da sua equipe comercial é crucial para o funil de vendas, afinal de contas todo o trabalho feito pelo marketing para a geração de leads é para que o comercial possa gerar mais negócios. Verifique se sua equipe comercial está com o mesmo volume de ligações/dia, propostas enviadas, FUPs e caso o número não esteja satisfatório para bater a meta, crie uma campanha para motivar o time e vá pra cima!

Avalie isso e veja se o problema está no marketing ou nas vendas.

Tendo esses números, tenho certeza que você encontrará a solução.

Agora se mesmo assim você não encontrar e solução, entre em contato conosco que vamos te ajudar!

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